sábado, 18 de julho de 2015

Ouro, Fogo e Megabytes (O Legado Folclórico #1), de Felipe Castilho

Série O Legado Folclórico volume #1: Ouro, Fogo e Megabytes - Felipe Castilho
Editora: Gutenberg
Ano: 2012
Páginas: 288
Sinopse

A um tempo atrás, falei aqui no blog que queria tentar ler mais livros nacionais, não é mesmo? Então, resolvi que dessa vez minha promessa seria para valer, e juntei vários livros brazucas para minha lista de leitura... entre eles, uma obra que me deixou curiosa logo na ocasião de seu lançamento: Ouro, Fogo e Megabytes, do Felipe Castilho! Além de ter uma capa linda, ainda é uma aventura juvenil, com direito a criaturas folclóricas, hackers e muitas reviravoltas... bem a minha cara! E, mesmo com as expectativas lá no alto, o volume 1 do Legado Folclórico conseguiu me surpreender... cara, que livro incrível! Virei fã do autor, e não vejo a hora de começar a ler o segundo volume!

Anderson Coelho é um garoto comum de 12 anos, que vive no interior de Minas Gerais, e só se destaca mesmo no MMORPG que joga, o Battle of Asgorath. E são as suas habilidades neste jogo online que chamam a atenção de uma misteriosa Organização, que o recruta para uma surpreendente missão em SP... de repente, a vida de Anderson dá uma guinada sem precedentes, e o garoto terá que lidar com hackers, ativistas ambientais, magnatas sem escrúpulos, espionagem e criaturas folclóricas, que o garoto julgava serem apenas lendas... o que fazer quando, de repente, sua vida real mais parece com a que você leva em seu jogo favorito? Afinal, um passo em falso, e será game over de verdade...

Com muita imaginação e uma narrativa espetacular, Felipe Castilho conseguiu construir uma trama maravilhosa, com ótimos personagens e elementos 100% nacionais (sério, me incomoda um pouco quando o autor nacional tenta fazer seu texto parecer de outro lugar, com nomes americanos, ou passando a história em outro país... sei lá, não parece muito natural!), que realmente vale a pena ler... não me divertia assim com um livro desde que li as obras do Monteiro Lobato, e olha que foram elas que me inseriram no universo literário! E o mais interessante é que, além de apreciar uma boa aventura e rever as criaturas de nosso folclore, ainda podemos refletir bastante sobre questões ambientais e econômicas do país... é aquele tipo de livro que ensina sem ser chato, que te faz pensar mesmo enquanto aproveita uma trama juvenil e descontraída! Ponto para o autor, que soube mesclar muito bem tais assuntos mais "sérios" com a trama principal... 

Outro destaque de Ouro, Fogo e Megabytes são os personagens: desde Anderson à Tina, passando pelo rabugento Patrão, o pequeno (mas potente) Zé, o mau-humorado Pedro, a encantadora Elis, os fofos Capivera e Kuara, o moralmente questionável Wagner Rios ... um melhor que o outro, e todos formando um conjunto maravilhoso! Os personagens desta obra são acima de tudo humanos, com seus pontos positivos e negativos, e isso é bem louvável para um livro juvenil... não nos entrega aquele clichezão do mocinho e do bandido, cada qual tem suas múltiplas facetas e até mesmo os heróis tomam atitudes questionáveis às vezes! Por falar em clichê, taí uma coisa que não encontrei na obra do Felipe... a história é criativa e original do início ao fim, e não faz feio frente aos leitores mais exigentes!

Bom, acho que me entusiasmei um pouco, então vou parar por aqui... ninguém quer ler uma resenha quilométrica, né? :P Fecho este texto dizendo que Ouro, Fogo e Megabytes é um livro fantástico, que deve ser lido com toda certeza... e termino dando um recado para quem tem preconceito literário com obras nacionais: comecem a rever seus conceitos, já! Tem muita obra boa de autores brasileiros, e este livro é um exemplo disso... tentem conhecer o trabalho de nossos conterrâneos, tenho certeza que vocês não vão se arrepender!!



P.S.: Não costumo colocar book trailers nas minhas resenhas, mas dá para resistir a este vídeo? Lindo, instigante e cativante... se minha resenha não despertou a curiosidade de vocês, aposto que esse vídeo vai fazer o serviço! \o/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!