quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo #5), de Rick Riordan


Série Os Heróis do Olimpo Vol.5 - O Sangue do Olimpo - Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Ano: 2014
Páginas: 432

Ok, o momento finalmente chegou. Depois de me enrolar um monte, finalmente é hora de escrever a resenha de O Sangue do Olimpo, e dar as minhas impressões sobre o último volume da série Heróis do Olimpo... impressões, essas, que são meio controversas: ao mesmo tempo em que gostei do rumo que a história levou no final, não gostei do quanto o excesso de personagens deixou tudo corrido; ao mesmo tempo em que fiquei feliz com os acontecimentos finais, fiquei triste pelo término da série; ao mesmo tempo em que amei a série como um todo, fiquei um pouco chateada pelo final não ser tudo aquilo que eu ansiava... enfim, uma bagunça! Vou tentar explicar tudo ao máximo nos próximos parágrafos, mas peço desculpas se a resenha ficar muito desconexa... afinal, na minha cabeça as impressões sobre este livro estão exatamente assim!

Em O Sangue do Olimpo, Reyna, Nico e o treinador Hedge partem em sua missão para devolver a Athena Partenos ao Acampamento Meio-Sangue, antes que seja tarde demais e a guerra entre semideuses gregos e romanos tenha início; ao mesmo tempo, o restante dos nossos heróis partem para o confronto final contra os Gigantes, na tentativa de deter o despertar de Gaia e, consequentemente, o fim da humanidade... será que os semideuses conseguirão dar fim a esta ameaça, e finalmente encontrar a paz entre os Gregos e os Romanos?

Tio Rick continua com sua escrita maravilhosa, que te prende do início ao fim da história, e conseguiu explorar muitas facetas dos personagens neste livro - principalmente de Nico e Reyna, o que agradeço de coração, pois adoro ambos, e foi muito legal conhecer mais sobre eles! Isto, junto com os momentos finais do livro, foram o que mais gostei da obra! Porém, sinto dizer que o volume final d'Os Heróis do Olimpo me decepcionou um pouco... não sei se foi por causa do excesso de personagens, ou se acabou a imaginação na hora de fazer a batalha final, mas foi tudo tão corrido que cheguei a conferir a numeração das páginas do livro, pra ver se tinham esquecido de colocar alguns capítulos lá no meio! Sei lá, você passa quatro livros sendo lembrada o tempo todo que, se a mãe Terra acordar, será o fim da humanidade, e blá, blá blá... aí, quando é hora de confrontá-la, a batalha dura tão pouco?! Outra foi a batalha contra os gigantes, que foi rasa, superficial, e igualmente corrida... por mais que tenha gostado muito da trama da série como um todo, as duas batalhas "principais" de O Sangue do Olimpo foram algo muito, muito frustrante!

Enfim, comecei a escrever a resenha com um monte de coisas rodando em minha cabeça, mas estou meio "empacada" em por tudo isso em palavras... então, vou dar uma resumida no que senti ao ler a obra! Adorei a missão da Reyna, Nico e Hedge, que para mim foi a melhor parte do livro; gostei muito do crescimento da Piper, da maior importância dada a Leo, e da relação de amizade entre os sete semideuses da Profecia; achei a batalha contra os gigantes ridícula, e que ela deveria ter sido bem melhor desenvolvida; achei a batalha contra Gaia mais ridícula ainda, principalmente pelo fato de ter durado um capítulo só; não entendi bulhufas do final do Octavian, e até agora fico me perguntando o que Riordan tinha na cabeça quando escreveu aquilo; gostei do final orquestrado para Percy e Annabeth, Piper e Jason, e Frank e Hazel; achei super fofo o final do Leo; e gostei de um modo geral do que aconteceu com o Nico... enfim, acho que isso resume tudo! Apesar de ter achado um livro um tanto quanto frustrante, ainda assim recomendo a leitura de O Sangue do Olimpo; é um final razoável, para uma história ótima! Só peço para que não comecem a ler com muitas expectativas, ok? Senão, é capaz de você nem querer ler até o final... leiam, mas vão com calma, para não se arrepender depois! ;)

3 comentários:

  1. O único livro que li do Rick foi o primeiro do Percy, mas já tem tanto tempo que nem me lembro mais. Apesar de ter gostado muito da escrita, na época, acho que não continuarei a leitura.
    beijos

    http://eu-ludmilla.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty!

    Confesso ainda não ter lido nada do autor*-*, más pela sua resenha fiquei bastante interessada pela premissa do livro,vou adicionar na minha lista.
    Parabéns pela resenha ficou maravilhosa!
    Beijocas ;*

    http://mundodosonhos2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá Paty,


    Nossa que chato, isso acontece as vezes, ainda bem que nem tudo foi ruim e já vou me preparando antes para não sofrer que nem você, ótima resenha...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Já que está aqui, que tal comentar? Não custa nada, e ajuda a fazer o dia de uma blogueira mais feliz!